Nota de Repúdio às Facas de Cozinha

Mais uma cena tétrica promovida pelo resultado da preguiça de pais, professores e políticos. Mas no final, é possível que mandem fechar a Tramontina.  



tadinho

O recente crime cometido por um adolescente em uma escola de São Paulo, que resultou na morte de uma professora de 71 anos demonstra a dificuldade das novas gerações em aceitar as verdades fundamentais da vida. Verdades básicas de formação de caráter, como responsabilidade,  mérito pelo esforço e educação mínima, que nunca mataram ninguém, nem foram tão doloridas para as gerações anteriores.

Além desta evidente deficiência moral, o fato coloca na berlinda a lei que nos obriga a tratar esses delinquentes como crianças frágeis que não sabiam o que estavam fazendo.  Por décadas somos levados a crer que o ser humano pode ser “contaminado” pelo ambiente a ponto de tornar-se um criminoso,  mas por mais que o ambiente escolar seja realmente cruel, não é o suficiente para inspirar determinadas atitudes. Estas são exclusivamente resultado da escolha infeliz de um ser humano cuja idade já permite distinguir o certo do errado, portanto, apto a assumir suas consequências. 

Também chama a atenção o fato do jovem ter se manifestado previamente nas redes sociais, e nada foi feito para que o impedissem.  Eu penso que se ele tivesse feito um post sobre as eleições no Brasil terem sido fraudadas ou sobre como a Vacina contra a Covid 19 tem matado pessoas saudáveis, no mínimo teria sua rede social derrubada. Talvez até surgisse um furgão preto no seu caminho, e então não teríamos o tal atentado, somente mais um negacionista desaparecido, destituído dos seus bens ou ainda impedido de voltar ao país.  Tranquilo.

Fica também o registro vergonhoso que revela a necessidade de termos policiamento ostensivo em ambiente escolar, uma necessidade evidente, que não é atendida de maneira efetiva, pois ainda existem Polianas que acham que a escola é um ambiente divertido e colorido e que a presença da polícia seria agressiva demais para os ovinhos de serpente que estão sendo chocados lá.

Se cada um for cuidadoso com a cobra que está criando, ainda assim será picado. Antes isso do que fazer com que outros sofram pelas suas escolhas morais tortas.

Neste caso aí, se juntarmos a imprensa e os legisladores, já temos os culpados: a faca como assassina e o videogame como cúmplice.

#sejalivre