Nada A Perder É A Defesa Intransigente Da Igreja Universal Do Reino De Deus

Filme que conta a história de Edir Macedo é bem produzido e promove a justificativa da inversão dos valores cristãos contemporâneos. 




Criei coragem e assisti ao primeiro filme Nada a perder. Azar da Isabella, que teve que assistir junto.
A produção é muito boa. A ambientação dos anos 70, figurinos, construção de personagens e tudo mais. Mas é óbvio, a trama central do filme está direcionada num aspecto propagandístico da Igreja Universal e na defesa mais intransigente do intrigante fundamentalismo neopentecostal, propagado por Edir Macedo


A ovelha rebelde 


Como em qualquer história de indignação religiosa, Edir se revolta com sua condição humana e social, aponta injustiças comuns em qualquer religião, e parte para sua saga portando uma Bíblia e sua maneira pessoal de interpreta-la. Destaque para a menção elogiosa que o filme faz ao pastor R.R. Soares, mostrado na obra como um pilantra.


A formação do rebanho 


Como em qualquer história de indignação religiosa, o cristão Edir Macedo vai aos pobres, e divulga a palavra de Deus num tom motivador, emotivo, acolhedor e mostra a eles que há um Deus que pode mudar suas vidas.

O combate dos inimigos 


Formado o rebanho, Edir Macedo é atacado diretamente pela Igreja Católica através de sua influência no governo. E seu rebanho aumenta com esse fato. Macedo torna-se um ícone religioso, o rebanho cresce exponencialmente.  A Igreja Universal se expande, compra a Rede Record. A IURD é um case de sucesso.  A liderança Católica apela, Macedo é preso. E o rebanho, convertido em exército, vai à frente da delegacia cantar hinos cristãos. O filme termina com a libertação do bispo Macedo, não antes de ele passar por um julgamento inquisidor, e com a deixa para a segunda parte.

Consequências da Saga de Edir Macedo


A Rede Record 


Hoje a Rede Record trabalha basicamente com conteúdo e jornalismo pautados pela doutrina neopentecostal. Há alguns anos, basicamente começou a copiar descaradamente a Rede Globo, sua maior rival no segmento. Formato do jornalismo, novelas, contratação de artistas, o site, tudo foi baseado nas premissas da concorrente. E funcionou. Por muito pouco não conseguiu a exclusividade para transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol ou a Copa do Mundo, mas não duvido que logo isso esteja acontecendo.


Poder Econômico 


Uma organização religiosa, com baixos impostos e arrecadação bilionária. Assim é a Igreja Universal do Reino de Deus, influenciadora direta de inúmeras famílias, políticos, associações e com meios de comunicação com alto poder de penetração das suas mensagens. Todo o seu discurso de prosperidade pela fé resulta numa organização que possui igrejas em mais de 120 países, e continua crescendo.

Polêmicas 


O filme trata com superficialidade algumas das acusações de charlatanismo de Edir Macedo. E não toca nos assuntos mais polêmicos, como o enriquecimento dos pastores ou os ataques às outras religiões. Recentemente, uma ex-frequentadora da igreja ganhou na Justiça o direito de ter seus bens ressarcidos pela Igreja Universal, alegando que os cultos são uma Lavagem Cerebral.

Conclusão 


O filme foi sucesso de bilheteria. Prova de que os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus são realmente fiéis. Ele funciona como uma consolidação de um lado da história, contada pelo próprio protagonista, que se defende e justifica sua atuação religiosa. O fato é que a Igreja Universal deixou de ser uma novidade, um novo player no cenário das igrejas cristãs, para ser protagonista política e econômica, apoiada pela carência dos fiéis e pelo discurso motivador e fundamentalista que promete solucionar todos os problemas das pessoas. Acaba sendo bom para o governo, para o comércio e melhor ainda para os bispos.  Já para o rebanho, esse sempre tem o pastor que merece.


Sejam livres. Obrigado pela leitura.